Conheça 10 iniciativas brasileiras que pretendem fazer decolar ideias de startups e empresas no combate ao novo Coronavírus

No Brasil, existe uma grande transformação marcando este início da década de 2020: muitas iniciativas criativas estão surgindo motivadas pelos efeitos da pandemia da COVID-19. Estamos vivendo um momento em que cada pessoa e até mesmo as empresas têm se perguntado: E o que eu posso fazer com relação a tudo isso? Vimos diversas ações nas últimas semanas como lojas disponibilizando cursos e ebooks, indústrias reposicionando sua produção para EPIs hospitalares, universidades intensificando e redirecionando suas pesquisas, até nós do Estúdio LINDS fizemos essa reflexão e resultou num post muito legal no nosso instagram, confere aqui: https://www.instagram.com/p/B9-D29dHveW/.

Ideia de produto para usar em transporte público criada pelo estúdio LINDS

Também nesse sentido, muitas inovações vindas da indústria 4.0 estão surgindo. Estas iniciativas somadas às necessidades de prefeituras e governos para proteger a sua população e os profissionais da saúde no combate a transmissão do novo coronavirus, já tem gerado bons frutos, mais ainda podemos oferecer mais.

Se você se identificou com tudo isso e possui uma startup ou tem uma ideia muito legal que pode ajudar nessa situação, dá uma olhada na seleção que fizemos de 10 iniciativas brasileiras ainda disponíveis que pretendem fazer decolar soluções para o combate ao novo Coronavírus.

 

1. DESAFIO COVID-19

QUEM: VALE

RESUMO: A Vale disponibilizará até USD 1 milhão, em colaboração com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, para escalar soluções para o combate a COVID-19 nas temáticas: “Prevenção e rastreamento de risco”, “Triagem e Diagnóstico” e “Monitoramento e Acompanhamento de pacientes”, “Cuidados intensivos”. Além, destas, também há a categoria “Open Challenge”, que engloba outros temas. Empresas, startups, instituições, universidades e até mesmo profissionais que possuem soluções para garantir maior acesso da população podem participar.

INSCRIÇÕES ATÉ: 05/04/2020

SAIBA MAIS: http://www.vale.com/brasil/PT/sustainability/Paginas/covid-19-desafio.aspx

 

2. EDITAL FAPESP/FINEP

QUEM: FAPESP e FINEP

RESUMO: pequenas empresas no Estado de São Paulo podem submeter projetos de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias para produtos, serviços e processos para o combate à doença COVID-19. O Edital, de Fase 3 do programa PIPE, contemplará projetos que pretendam desenvolver processos e serviços inovadores para que os produtos resultantes das pesquisas anteriores possam ser efetivamente inseridos no mercado em uma situação emergencial.

INSCRIÇÕES ATÉ: 06/04/2020

SAIBA MAIS: http://fapesp.br/14087

 

3. STARTUPS CONTRA O COVID-12

QUEM: Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado do RS

RESUMO: A nova campanha da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado, Startups contra o Covid-19, busca conectar agentes do ecossistema de inovação em prol do mesmo objetivo: ajudar no combate ao novo coronavírus. Serão divulgadas startups que oferecem soluções, serviços, softwares e plataformas que têm o potencial de auxiliar nessa luta, seja para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, o monitoramento ou a conscientização. Se você tem uma startup que pode auxiliar no fim dessa pandemia entre em contato através do formulário.
INSCRIÇÕES ATÉ:

SAIBA MAIS: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwIk2yQIYe6kMPnprG6ahRCfNObq_orQkq4e_nxzI58Owt-g/viewform

 

 

4. EMBRAPII + SEBRAE

QUEM: EMBRAPII e SEBRAE

RESUMO: Os recursos da EMBRAPII e do Sebrae poderão ser utilizados por startups, micro e pequenas empresas associadas ou não à médias ou grandes empresas em projetos de inovação.  As soluções podem envolver o diagnóstico e o tratamento da doença. As tecnologias incluem softwares, sistemas inteligentes, hardware, peças e equipamentos médicos, entre outros.

INSCRIÇÕES ATÉ:

SAIBA MAIS: https://embrapii.org.br/embrapii-e-sebrae-destinam-recursos-para-startups-durante-crise-do-coronavirus/

 

5. Chamada de Cases de Startups

QUEM: INOVA – Agência de Inovação da Unicamp

RESUMO: A Agência de Inovação da Unicamp abre uma chamada de cases de startups que têm ou estão adaptando ou desenvolvendo soluções que possam mitigar ou resolver problemas relacionados à pandemia do COVID-19, conhecido como coronavírus. Interessados devem preencher este formulário Google para informar a solução contra a crise do COVID-19.

INSCRIÇÕES ATÉ:

SAIBA MAIS: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccIdCO4ZmxKDtA-B6rH-oltHp54fKdEgUdZ7Q8XRoKPUr6dw/viewform

 

6. DESAFIOS ENAP COVID-19

QUEM: ENAP

RESUMO: A Enap lança desafios para enfrentar a crise provocada pela Covid-19. Os desafios são sobre quatro temas: saúde, economia, impacto social e tecnologia. A ideia é mobilizar ideias da sociedade que possam ser empregadas a curto prazo, mas também pensando nos cenários futuros.

INSCRIÇÕES ATÉ:

LINK: https://desafios.enap.gov.br/?page_id=32%C2%A0

 

7. STARTUP VS COVID19

QUEM: GONEW.CO

RESUMO: Movimento organizado pela GONEW.CO com o objetivo de apresentar soluções que ajudem a mitigar direta ou indiretamente o COVID-19 e seus efeitos; para fomentar a inovação e criação de soluções, compartilhamento de conhecimento é parte fundamental do processo de busca por alternativas para sanar o problema.

INSCRIÇÕES ATÉ:

SAIBA MAIS: https://startupsvscovid19.com/

 

8. SUPERDESAFIO COVID-19 | CORONAVÍRUS

QUEM: 100 Open Startups

RESUMO: A 100 Open Startups, uma plataforma que une startups e demandas de novos négocios, disponibilizou o seu sistema de lançamento de desafios relacionados a essa crise para empresas de qualquer porte, governo e sociedade civil. Eles se comprometem em divulgar o desafio em até 24 horas para as comunidades de startups e tecnologias e, em outras 24h, disponibilizar uma lista de soluções mapeadas, ranqueadas e curadas. As startups que tenham interesse em contribuir com o Super Desafio Covid-19 | Coronavírus, devem se cadastrar através do link e ficar atento aos convites de desafios específicos que irá receber.

INSCRIÇÕES EM: https://startup.openstartups.net/login/?eventcode=covid19

SAIBA MAIS: https://www.openstartups.net/site/coronavirus-challenges.html

 

9. Start.Health: Startup Vs Covid

QUEM: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

RESUMO: O projeto Start.Health: Startup Vs Covid é uma iniciativa que possui o objetivo de selecionar 10 soluções inovadoras para testes relacionados aos desafios públicos de enfrentamento ao COVID-19 no Município de Porto Alegre. A busca destas soluções compõe um conjunto de ações que pretendem auxiliar hospitais, médicos, profissionais de saúde, cidadãos, empresários, escolas, agentes públicos e cidadãos para a redução do contágio referente ao COVID-19. Se você tem uma solução inovadora, madura e disponível capaz de auxiliar nos desafios propostos, inscreva-se e vamos juntos vencer essa guerra.

INSCRIÇÕES ATÉ: 31/03/2020

SAIBA MAIS: https://i9.startaideia.com.br/#desafio

 

11. EDITAL FAPERGS

QUEM: Governo do Estado do RS + FAPERGS

RESUMO: O Governo do Estado, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), está investindo R$ 2,6 milhões, provenientes do seu orçamento, no Programa Institucional de Bolsas Gestão da Inovação e Tecnologia Inova RS. O objetivo da iniciativa conjunta é selecionar propostas para concessão de bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) aos profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERIs)

INSCRIÇÕES ATÉ: 04/04/2020

SAIBA MAIS: https://www.estado.rs.gov.br/governo-do-estado-investe-r-2-6-milhoes-em-projetos-de-gestao-da-inovacao-e-tecnologia

https://fapergs.rs.gov.br/edital-fapergs-05-2020-programa-institucional-de-bolsas-git-inova-rs

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *