Identidade visual de marca, com geração e criação de naming abrangendo o significado de todos os produtos e serviços oferecidos pela agropecuária.
Entre os produtos oferecidos estão rações, medicamentos veterinários, artigos de pet shop, sementes, flores, plantas, gramas, ferragens e ferramentas.
Cliente: Agropecuária Terranimal
Entrega: Naming e Identidade Visual
Oportunidade
O projeto teve como objetivo desenvolver a identidade visual para uma agropecuária, desde a criação de um nome, que precisava representar os serviços prestados, permitir o registro e criação de redes sociais, até a criação de um novo logo. Era importante para o cliente que a nova identidade visual fosse diferenciada dos concorrentes, que transmitisse os valores da empresa e abrangesse todos os produtos e serviços oferecidos pela agropecuária.
Processo criativo
O processo criativo iniciou por uma etapa de imersão e definição de conceito, onde foi definida a essência da marca através de pesquisas de mercado, público alvo e outros pontos trazidos pelo próprio cliente.
Após essa etapa, a marca já tinha um conceito claro e coeso, que permitiu iniciar a criação de forma mais assertiva. A primeira coisa a ser feita a partir disso foi o estudo de naming, onde foram levantadas opções de nome para a agropecuária que atendessem ao conceito e todos os requisitos levantados na etapa anterior.
Para este projeto era importante evitar a língua estrangeira, evitar o uso do nome da cidade (pois já era algo muito usado) e precisava ser de fácil pronúncia. Além das particularidades do projeto, sempre levamos em conta a possibilidade de registro da marca no INPI e também disponibilidade de domínios para site e redes sociais.
Após a definição do nome, foi possível iniciar a criação da identidade visual. Era importante que a nova marca pudesse transmitir valores de confiança, segurança e simplicidade que a empresa valorizava, além de ser exclusiva e diferenciada, chamando a atenção do seu público.
Solução
Um dos primeiros pedidos do cliente ao iniciar o projeto é que ele não queria queria chamar sua loja de “Agropecuária fulana-de-tal”. Era preciso criar um novo termo, um nome explicativo, mas ao mesmo tempo comercial.
Terranimal é a junção dos dois principais ramos que a loja trabalha “Terra” + “Animal”, formando uma palavra única e fácil de pronunciar. O nome é super abrangente e bem óbvio, o que favorece na compreensão dos consumidores em relação aos itens oferecidos na loja.
A identidade visual, representada essencialmente pelo novo logo, apresenta estilo minimalista e curvas mais orgânicas que transmitem a pegada do agronegócio, trazendo elementos de natureza e agricultura, como as folhas, e o uso das cores verde e preto, para remeter às folhas e ao solo e à terra.