Carrinho Expositor

Este projeto buscou desenvolver um carrinho expositor para venda de alimentos saudáveis na rua. Para este projeto foi importante desenvolver um conceito que permitisse expandir e variações da linha, focadas em diferentes segmentos.

Para este projeto foi desenvolvida a identidade visual central e sua variação para as versões de suco de laranja (Orange Spot) e de açaí (Quick Berry Spot). Para o carrinho, buscou-se uma solução compacta, espaço para o equipamento específico de cada versão, local para armazenar os alimentos e demais itens, além de recipiente térmico para armazenar o gelo.

Cliente: Quick Berry Spot & Orange Spot

Entrega: Projeto de Produto; Identidade Visual

Oportunidade

O projeto iniciou com a demanda de desenvolver um carrinho para venda de suco de laranja e, em seguida, uma versão para venda de açaí, por serem um mercado potencial e em expansão para o novo negócio.

Como requisitos para o projeto, era importante que o carrinho expositor fosse composto por uma máquina automatizada para preparo dos lanches e que ficasse bastante à vista, pois isso ajudaria a explicar o que é vendido e também atrair a atenção do público. Era necessário haver local para armazenar os alimentos e itens como copos e talheres, além de possuir uma estética moderna e atrativa.

Além disso, o projeto também teve como objetivo desenvolver a identidade visual da marca, com criação dos nomes para cada uma das versões do carrinho. Desenvolver um projeto que abrange a criação de produto e marca é sempre muito interessante, pois permite transmitir o conceito para a solução como um todo, resultando em um projeto coeso do início ao fim.

Processo criativo

Para guiar o processo criativo, foi importante iniciar definido um novo conceito para este projeto. Era importante transmitir através dele a ideia de alimentação saudável e prática, para atender à rotina corrida das pessoas. Nesta etapa foram realizadas diversas análises, especialmente estudo de mercado e público alvo. 

A definição do naming e a identidade visual foram as primeiras a serem criadas para o projeto. Era importante definir um nome e marca que fossem objetivos e ajudassem na identificação do serviço oferecido, mas diferenciados frente aos concorrentes.

Para a criação do carrinho, buscou-se uma solução compacta, espaço para o equipamento específico de cada versão, local para armazenar os alimentos e demais itens, além de recipiente térmico para armazenar o gelo. Ao final, foi necessário realizar também o projeto técnico, para poder orçar a fabricação de uma primeira versão (MVP) e mais adiante permitir escalar a fabricação.

Além da maquina de frutas e de compartimentos para armazenar itens, o carrinho deveria contar ainda com uma proteção para o sol, tablet para apresentação de informações e máquina de débito automático.

Solução

A Quick Berry Spot nasceu da vontade de oferecer um serviço de qualidade voltado para saúde por meio de uma alimentação prática e descontraída. Junto com a marca Orange Spot, criou-se um novo conceito na alimentação saudável. O objetivo é trazer para a rotina corrida do dia a dia das pessoas opções de alimentação saudável e prática espalhados pela cidade após um expediente de trabalho ou durante um exercício ao ar livre.

A criação dos nomes Orange e Quick Berry foram guiadas pelos serviços oferecidos em conjunto com a palavra spot, que unifica as franquias da empresa e remete à ideia de uma estação ou ponto de encontro. O logo apresenta uma tipografica com características de linhas retas que remetem a modernidade e cores que representam as frutas oferecidas, mas com tonalidades diferenciadas e um bom contraste entre as cores.

O carrinho possui uma bancada espaçosa que serve para apoiar, além da máquina de suco, os utensílios, o tablet, a máquina de cartão e outros itens necessários. Além da bancada, conta ainda com gavetas e armários para armazenar outros utensílios, frutas e lixeira. A máquina de açaí ou de suco de laranja fica posicionada em um dos lados da bancada para facilitar o acesso, dar destaque ao mecanismo e agilizar o serviço.

A estação também conta com uma cobertura que protege do sol e altas temperaturas, conservando melhor as máquinas e os itens utilizados. Essa cobertura foi utilizada para aplicar um painel informativo na parte interna e um interativo na parte interna e um painel com elementos da identidade visual da marca na parte externa. O painel é marca registrada das estações Franquias Spot. O cliente pode tirar selfies e interagir com os elementos ilustrados no painel. A marca ganha ao aparecer nas redes sociais através de fotos e hashtags associada à marca.

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