O Projeto Vívida busca melhorar a vida de pessoas da terceira idade que possuem doenças crônicas, ajudando a organizar seus medicamentos e controlar seus horários. Para alcançar isso, está sendo desenvolvido um dispensador de medicamentos que melhora a adesão ao tratamento farmacológico de doenças crônicas.
Cliente: UFRGS
Entrega: Projeto de Produto
Oportunidade
Melhorar a vida de pessoas da terceira idade que possuem doenças crônicas, ajudando a organizar seus medicamentos e controlar seus horários foi a inspiração deste projeto. A partir de uma necessidade pessoal, um produto exclusivo e automático foi desenvolvido.
Processo criativo
Como objeto de pesquisa para TCC, o processo criativo iniciou com uma pesquisa para contextualizar o problema da administração investigando desde o usuário e suas dificuldades até as recomendações de especialistas em farmácia clínica, terapia ocupacional e geriatria. Foram realizadas análises de produtos similares desde os mais completos e automáticos até aqueles mais simples e dedicados apenas ao acondicionamento de comprimidos e capsulas. Através de estudos volumétricos e ergonômicos, além de esboços de mecanismos de movimentação de fármacos, chegou-se a um produto completo para armazenar e dispensar comprimidos e capsulas.
Solução
Um protótipo de um dispensador automático de medicamentos que melhora a adesão ao tratamento farmacológico de doenças crônicas. O projeto aguarda por investimentos para industrialização e inserção no mercado.