Vaso Sanitário Sem Água

Vaso sanitário sem consumo de água é a inovação brasileira a favor do meio ambiente

Quando pensamos em vasos sanitários, é bem provável que se imagine um vaso com água limpa dentro dele. Se formos um pouco além, podemos até imaginar o barulho dessa água fluindo pelos canos da nossa casa. Mas você já se perguntou o quão inteligente e sustentável é uma pessoa gastar 41,5L de água limpa por dia para eliminar dejetos através da descarga?

O Projeto VASSA trata de um Vaso Sanitário Sem Água, que utiliza a popular tecnologia de micro-ondas para desidratar os dejetos humanos com segurança e com o mínimo de odores. Além de substituir toda infraestrutura hidráulica por apenas uma tomada elétrica, a emissão de ondas eletromagnéticas desidrata e reduz volumes sólidos em 85% e líquidos em 99,5%.

O projeto, que já passou por diversas provas de conceito e se encontra atualmente na fase de fabricação do seu primeiro MVP, visa não apenas a redução do consumo de água potável, mas também uma quebra no paradigma do tratamento dos nossos dejetos.

Cliente: MJA ARQUITETURA e JODI TECNOLOGIAS

Entrega: Projeto de produto, funcionamento interno e construção de MVP

Prêmios: Projeto premiado na categoria Projeto Conceitual no Prêmio Bornancini de Design 2022 e na Categoria Conceito no prêmio Design for a Better World 2022.

O case e seus desafios

A forma como tratamos os dejetos humanos resulta no avanço ou não da civilização e atualmente resulta em problemas ambientais irreversíveis ao nosso ecossistema. Levar água potável e esgoto básico para toda população brasileira requer muitos esforços do poder público e iniciativa privada. 

“O Vaso Sanitário VASSA representa uma alternativa ao problema da água e visa tratar os dejetos na fonte, compactando os resíduos por micro-ondas. ”.

A matéria orgânica residual ainda preserva intactos os valores de nitrogênio, potássio e fósforo, e permite reintegrar ao solo em forma de adubo, aquilo que foi extraído na forma de alimento.

Visualmente, o design do VASSA preserva a ergonomia e forma de vasos comuns, se adequando a expectativa de uso das pessoas e incorporando a usabilidade nos acessos para manutenção e retirada dos resíduos. VASSA é indicado para adultos e crianças, e principalmente para as pessoas que se preocupam com a sustentabilidade do planeta e recursos naturais.

Inovação do Brasil para o mundo

O Vaso Sanitário VASSA será um eletrodoméstico para tratar os dejetos humanos sem uso de água. Além de toda quebra de paradigma e inovação que isto representa, o VASSA permite ainda que os resíduos sejam vistos com outro olhar ao ganharem também um valor comercial. Os dejetos desidratados viram adubo e podem ser fonte de renda para as famílias, reaproveitados por estabelecimentos ou recolhidos por novas empresas.

A tecnologia já tem sua eficiência comprovada através dos primeiros protótipos e, em larga escala, deve alcançar um custo de fabricação e venda acessíveis a mais pessoas. O sistema de desidratação foi projetado com componentes tradicionalmente usados para geração de ondas eletromagnéticas, além de tecnologias e componentes utilizados em produtos e eletrodomésticos fabricados no Brasil.

Processo Criativo

Todos os projetos de produtos desenvolvidos aqui no LINDS começam com um entendimento das pessoas para as quais se destinam um produto. No design do VASSA não foi diferente: iniciamos o processo com a definição do usuário e pesquisa sobre seus hábitos para entender as principais dores relacionadas às soluções de vasos existentes no mercado e traduzimos em um conceito de produto.

A partir do entendimento do usuário e suas necessidades, iniciamos a criação com sketches até chegar em ilustrações e esquemas mais sofisticados como estes apresentados abaixo:

Mais fotos do projeto

EMPREENDEDORES E STARTUPS EM FOCO

Fale conosco e tire sua ideia de produto do papel através de métodos ágeis

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?