Design foi fundamental na primeira rede de recarga para veículos elétricos no Brasil
Veículos elétricos já são realidade em muitas cidades do mundo. No Brasil, o uso desse tipo de energia está sendo impulsionado agora pela Zletric. A maior rede de postos de recarga do Brasil teve seu produto e marca desenhados para atender com qualidade e custo acessível o mercado nacional.
Cliente: Zletric
Entrega: Projeto de produto e identidade visual
Oportunidade
Um dos maiores desafios do nosso tempo é a mobilidade urbana. No Brasil, a frota de carros elétricos já passa dos 20 mil e o avanço desse número esbarrava na dificuldade de se encontrar pontos de recarga e serviços do tipo. Além disso, a previsão é de que em 2030 sejam necessários mais de 400 pontos de recarga para veículo elétricos no Brasil. A startup Zletric identificou essa oportunidade e saiu na frente, se tornando a primeira rede de recarga para veículos elétricos do Brasil. No ano de 2019, o Estúdio LINDS pôde participar da execução desse projeto desenvolvendo o hardware e o sistema de fixação do produto, a marca e o projeto de sinalização das garagens que oferecem o serviço.
“Nossa visão foi de criar um equipamento que pudesse ser facilmente instalado e mantido no maior número possível de pontos, entre eles estacionamentos, shoppings, hospitais, restaurantes, hotéis e prédios comerciais.”
Processo criativo
O desenvolvimento do hardware respeitou as necessidades da empresa. O sistema eletrônico e a caixa que o acomodava já estavam solucionados, no entanto, a tampa existente não alguns critérios do projeto. A solução desenhada aproveitou o sistema de fechamento da caixa original e agregou algumas vantagens como o alinhamento com a identidade para o produto, através da sua forma, maior destaque, segurança e proteção do sistema eletrônico e fácil fabricação.
O sistema de fixação do produto iniciou com um estudo sobre o ambiente em que o produto seria instalado. Um dos grandes desafios deste projeto está justamente associado à grande variabilidade de garagens e superfícies de instalação da estação, podendo ser paredes de diversos materiais, colunas de diversas dimensões ou até mesmo não possuir estes elementos. Além disso, era importante que o produto fosse de fácil instalação e seguro contra furtos e acidentes.
Para a criação da marca, desenvolvemos o conceito de “energia para mobilidade”, explorando formas associadas ao deslocamento diário das pessoas e como a Zletric se fará presente em cada um dos momentos. Formas arredondadas, setas, pontos ligados por linhas e o Z foram as formas que guiaram os estudos até chegarmos na solução final. A identidade visual criada se estendendo para além do produto, sendo aplicada em folders, materiais de divulgação, stands de apresentação do produto e até mesmo no sistema de sinalização das vagas.