Um dos momentos de maior tensão para quem conduz uma startup costuma ser quando chega a hora de colocar a ideia à prova. Uma prática eficiente (e indispensável) para identificar problemas antes do lançamento “oficial” é apostar no conceito de Minimum Viable Product, também chamado de MVP.
Traduzido para o português como Produto Mínimo Viável ou Produto Viável Mínimo, o processo consiste em fazer um alinhamento prático antes de lançar um produto, serviço ou solução inovadora no mercado. Grandes empresas já demonstraram que essa estratégia, de fato, funciona: Facebook e Groupon estão entre os nomes de sucesso que já utilizaram um formato semelhante. Quer entender um pouco mais sobre MVP e conhecer os benefícios de aplicá-lo ao seu negócio? Siga a leitura!
MVP: seu produto em versão enxuta
Quando pensamos em MVP, temos que ter em mente que a ideia sempre será começar do mínimo para depois ir evoluindo. Um projeto nessa fase não deve ser considerado a versão final do seu produto, mesmo assim ele precisa oferecer todas as funções prometidas, ou seja, fazer um MVP não é colocar o seu produto de qualquer jeito no mercado esperando que as pessoas apontem os erros. Ele deve refletir o produto final numa versão enxuta, mas que mostre todo o seu potencial para resolver o problema para o qual foi idealizado.
Como o MVP é um dos últimos passos que antecedem a tiragem inicial em uma linha de produção, ele se torna a oportunidade perfeita para coletar a maior quantidade de informações e feedbacks possíveis, a fim de melhorar o produto em todos os aspectos antes de partir para uma produção em massa.
A maior rede social do mundo, o Facebook, começou sendo testada dentro de uma universidade, onde seu fundador, Mark Zuckerberg, aproveitou para promover alterações que foram fundamentais para o sucesso da ferramenta. Já o Groupon lançou sua primeira versão como um site extremamente simples e que gerava cupons em PDF.
O que antecede um MVP?
Não existe um momento perfeito para lançar um projeto de produto no mercado, mas há um planejamento ideal para ajudar a organizar as ideias e conferir ao produto grandes chances de sucesso. Até chegar num modelo de MVP, um produto deve passar por algumas etapas (leia mais aqui) que são essenciais.
Pesquisar sobre o seu público alvo, por exemplo, é uma das definições mais importantes antes de chegar a um produto minimamente viável. Com os testes primários para validar a viabilidade do produto e os protótipos testados com estes usuários, é possível coletar a maior quantidade de aprendizado com o mínimo esforço.
Case da Zletric
De olho nas oportunidades do mercado de carros elétricos, a Zletric é um dos cases do Estúdio LINDS que se beneficiou ao aplicar o conceito de MVP (você pode ler mais sobre a Zletric aqui). Considerada a maior rede de postos de recarga do Brasil, a Zletric teve seu produto e marca desenhados pela equipe do LINDS para atender com qualidade e custo acessível o mercado nacional e hoje já está na segunda versão do produto com vistas de seguir lançando modelos mais atualizados a fim de seguir se aprimorando.
Aproveite os feedbacks
Já deu para perceber que um MVP só traz benefícios para startups que buscam lançar um novo produto no mercado. Testar o projeto com baixo investimento e ter a possibilidade de buscar pessoas interessadas em financiar as próximas etapas ou até mesmo receber um “não” é, de certa forma, um jeito mais seguro de se arriscar no mundo dos negócios. Por isso, sempre que possível, considere incluir no seu projeto essa etapa e aproveite todos os feedbacks que você receber.