Além de entender o que é e como funciona a área de design industrial, muitos se perguntam como pequenas empresas, startups e indústrias fazem uso dele no dia a dia.
Você sabia que investir em design pode triplicar o resultado das vendas de uma empresa? (CBD/Paraná, 2017). Ou seja, mil reais investidos no segmento podem render até três mil reais.
Neste artigo, trouxemos 6 ações que startups e pequenas empresas utilizaram para sair da crise por meio do design industrial. Confira a leitura completa logo abaixo!
1. Transformar resíduos em novos produtos
A primeira ação da nossa lista trata sobre aproveitar a sobra de resíduos e torná-la um novo produto. Evitar o desperdício de material na indústria e tornar a cadeia de produção mais sustentável pode ser um bom negócio para as empresas e também para o meio ambiente.
Atualmente, nossa empresa está trabalhando em um projeto bem especial de reaproveitamento de resíduos que logo mais vocês devem ver o resultado por aqui. Fiquem atentos! Além disso, o aproveitamento de resíduos é algo cada vez mais visto como indispensável e não só como um diferencial.
2. Redesenhar um produto para reduzir o custo e aumentar a qualidade
Outra ação que pode ajudar muitas empresas a sair da crise é utilizar o design industrial para redesenhar um determinado produto, reduzindo seu custo sem perder a qualidade do mesmo. Renovar um produto com apenas algumas melhorias específicas e pontuais, sem necessidade de alterá-lo por inteiro, foi um dos processos mais utilizados no design industrial nesses casos de crise.
Também conhecido como “facelift”, essa é uma estratégia muito utilizada pelo setor automotivo e garante que um produto evolua sem necessitar de grandes investimentos, como seria no caso de começar um projeto da estaca zero.
Um dos cases do Estúdio LINDS que podemos citar como exemplo é o da Autonav.
Procurados pela empresa que buscava um resultado diferenciado, nosso maior objetivo era revisar o projeto buscando melhorias estruturais e de otimização da produção em diferentes fases do processo. O resultado foi um produto com maior valor agregado, oferecendo mais modernidade, funcionalidade e diminuição dos custos de fabricação. Você pode conferir esse case clicando aqui.
3. Ampliar a linha de produtos
Ampliar a linha de produtos também foi uma ação muito utilizada por empresas em tempos de crise. Pois assim, elas conseguiam oferecer outras linhas, possibilitando a diversificação no público atendido pela empresa e trazendo outra visão de atuação na fatia do mercado.
O produto Elastcase, da marca nacional Garrapeixe, é o case do Estúdio LINDS para exemplificar essa ação (confira aqui).
A empresa procurou investir em design industrial após perceber uma oportunidade de mercado, sendo que o produto era inexistente no Brasil.
4. Entender seu público a partir de novas tendências
Algo fundamental nesses momentos de crise é saber entender o seu público, saber o que ele quer e o que ele precisa. Se a maré muda, uma empresa deve fazer o mesmo. Para isso, é necessário estar atento às tendências e saber usá-las a favor dos produtos já existentes, redesenhando a proposta de acordo com o que o público busca.
Quem nos acompanha por aqui deve lembrar do caso da Zletric, uma startup que oferece solução inteligente para recarga de veículos elétricos.
A Zletric teve seu produto e marca desenhados para atender com qualidade e custo acessível o mercado nacional. Você encontra mais detalhes desse case aqui.
5. Compor novos produtos
Outra ação interessante é a composição de novos produtos a partir de itens de mercado, ou seja, desenvolver um produto novo com itens que já existem no mercado. Essa ideia além de acessível e prática, ajuda a reduzir custos também, principalmente pelo fato de utilizarmos componentes que estão à nossa disposição.
Um case da LINDS em relação a essa ação você encontra acessando aqui.
6. Utilizar modelagem 3D para apresentação de produtos
Redesenhar materiais de apresentação de produtos como catálogos utilizando a modelagem digital 3D também está entre as ações utilizadas por empresas que buscam driblar períodos críticos. A modelagem digital 3D atrai o olhar do cliente, mostra detalhes estruturais e traz dinamismo e profundidade para a apresentação do produto.
Outro benefício da modelagem 3D é conseguir imaginar o produto final antes mesmo de investir na fabricação do mesmo. O que se torna uma vantagem, pois permite que as empresas possam iniciar divulgações, pré-vendas e também ir em busca de investidores para o projeto.
Elas conseguem apresentar algo que aparenta estar pronto, pois é possível chegar a imagens renderizadas muito similares a fotos: perfeito para startups e pequenas empresas emergentes, não é mesmo?
Para ilustrar melhor, veja um exemplo de como é entregue a modelagem 3D, clicando aqui.
Conclusão: design industrial é um aliado poderoso
Como conclusão, podemos entender que o design industrial conseguiu formar uma boa parceria com muitas startups e pequenas empresas através de diferentes ações.
Além das seis ações que exemplificamos ao longo do texto, existe também a possibilidade de inovar criando novos conceitos de determinados produtos: já imaginou quebrar paradigmas ao lançar um vaso sanitário que não necessita de água? (não deixe de conferir esse case clicando aqui).
Com tantos exemplos fica fácil perceber os motivos que levam uma empresa a lançar mão do design industrial como um aliado para se sobressair até em momentos de crise no mercado, não é mesmo?
Por isso, confira nossos planos de design industrial e renove seus produtos com o Estúdio LINDS.
Entre em contato conosco e saiba mais!