Impressão 3D: o que é e como ela pode ajudar nos projetos de startups


A impressão 3D ainda é uma tecnologia pouco explorada no Brasil, mas que vem se popularizando mais a cada ano ao demonstrar ser uma potencial estratégia para pequenas empresas, empreendedores e startups que buscam lançar suas ideias sem precisar investir muito na fase inicial de seus projetos.

Aliada ao design de produto, a impressão 3D pode oferecer um leque de possibilidades. Na fase de testes e protótipos, ela ajuda a tirar o projeto do ambiente digital para um modelo real, tornando-o palpável e validando diversos detalhes antes de avançar para uma fabricação final.

Além disso, alguns projetos contam com essa tecnologia também para a fabricação dos lotes iniciais buscando uma redução de custos, pois se trata de um processo economicamente viável para pequenos lotes de peças e que entrega produtos com um ótimo acabamento, podendo ser uma forma de evitar que as empresas em estágio inicial “engavetem” projetos promissores por falta de recursos.

Confira no texto como funciona a impressão 3D e como ela pode ajudar pequenas empresas, empreendedores e startups a seguirem com seus projetos.


Como funciona a impressão 3D?

As impressoras 3D podem oferecer um acabamento de extrema qualidade das peças produzidas, permitindo visualizar o produto em suas dimensões exatas (ou em uma escala menor) antes mesmo de ser fabricado e sem perder a riqueza de detalhes.

O modelo mais comum de impressora 3D utiliza a Modelagem por Fusão e Depósito (ou Fused Deposition Modeling – FDM) e funciona de maneira bastante simples.


No LINDS, utilizamos o software SolidWorks para realizar a Modelagem 3D e o detalhamento técnico dos projetos. Este processo é indicado para testagem de produtos através de protótipos funcionais, fabricação de MVPs (Mínimo Produto Viável), entre outras etapas da validação de um produto, o que costuma ser muito vantajoso para startups e empreendedores.


Hora de dar vida ao projeto

Depois que o modelo tridimensional é criado dentro do software, é possível fabricá-lo através da impressora 3D, testando e definindo as principais características do produto físico antes de produzi-lo.

Nessa etapa é muito importante escolher uma empresa que esteja atenta às novas tecnologias para dar vida ao projeto com qualidade. A Formatto 3D, que trabalha em parceria com o LINDS, é uma empresa especializada e capacitada em oferecer soluções no ramo de impressão 3D e prototipagem industrial com mais de 6 anos de experiência no desenvolvimento, fabricação de protótipos, mockups de produtos e manufatura aditiva.

Além da Modelagem por Fusão e Depósito (FDM), a Formatto 3D também trabalha com a tecnologia Stereolithography (SLA), que utiliza um laser ultravioleta para obter peças com alto nível de detalhes através da sinterização de uma resina líquida.


Resultados que impressionam

Os resultados obtidos através da impressão 3D realmente impressionam pela semelhança com produtos industrializados, como aqueles feitos a partir de injeção plástica, já que o produto final sai bem acabado, com alta resistência e qualidade.

Além disso, com a impressão 3D é possível realizar a criação de protótipos funcionais que variam de 1 unidade até lotes com 100 peças de acabamentos diversos.

Os prazos de fabricação também são uma grande vantagem: a depender do número de peças, o prazo pode variar de 5 a 15 dias após a definição do modelo 3D. Bastante animador para quem quer tirar aquela ideia fresquinha do papel!

Gostou de saber mais sobre impressão 3D? Se a sua startup está buscando essa estratégia para impulsionar o projeto, fale com o nosso time de designers entrando em contato.

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro de outros conteúdos iguais a este. Inscreva-se na nossa newsletter!

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?