O papel do Manual de Oslo na inovação

O que é o Manual de Oslo?

Buscamos trazer inovação para cada ideia de produto ou serviço que chega até o estúdio LINDS. Você sabia que existe um manual que nos ajuda nisso? Criado pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico em 1995, o Manual de Oslo é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria. Referência internacional, é um material metodológico que orienta e padroniza conceitos, metodologias, construção de estatísticas e indicadores de pesquisa que possibilitam avaliar os níveis de inovação tecnológica de países industrializados.

Inovação segundo o Manual de Oslo

Segundo o Manual de Oslo, inovação é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos, ou ainda, à implementação de métodos ou processos de produção, distribuição, marketing ou organizacionais novos ou significativamente melhorados.

Para ser inovador não basta apenas lançar um produto ou serviço no mercado, é preciso haver características específicas segundo o tipo de inovação. O Manual distingue quatro tipos de inovação: produto, processo, marketing e organizacional.


Inovação de produto

Envolve mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços, para produtos já existentes é necessário aperfeiçoamentos importantes. Incluem-se melhoramentos consideráveis em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso, etc. Esse tipo de inovação altera as características funcionais do produto, não são incluídas as mudanças puramente estéticas ou de estilo.

Inovação de processo

Representa mudanças novas ou significativas nos métodos de produção e de distribuição. Incluem-se alterações em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

Inovação organizacional

Refere-se à implantação de novos métodos organizacionais, tais como: mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa. Imagine um ambiente Google, essa é uma inovação organizacional.

Inovação de marketing

Envolve a implantação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças na concepção do produto ou em sua embalagem, no formato, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. Essa inovação está voltada ao impacto, precisa trazer mais vendas ou melhorar o desempenho.

Nós podemos te ajudar a aplicar essas diretrizes ao tirar sua ideia do papel. Entre em contato com o estúdio LINDS aqui e, para acessar o manual, clique aqui.

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro de outros conteúdos iguais a este. Inscreva-se na nossa newsletter!

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?