Perfil do consumidor: o que não te contaram sobre a etapa da pesquisa

Perfil do consumidor: o que não te contaram sobre a etapa da pesquisa

A pesquisa pode trazer insights importantes não só sobre o perfil do consumidor, mas também sobre o mercado e o próprio produto, abrindo caminhos que ajudam a gerar maior aceitação na hora de lançá-lo

Você conhece o perfil do consumidor do seu negócio? E o mercado que vai receber o seu produto? Já parou para estudar a concorrência?

Saber mapear o conjunto de características que definem os hábitos e preferências de quem consome o seu produto e fazer um levantamento geral sobre o mercado é um combo que podemos eleger como uma das etapas mais importantes em um projeto.

Infelizmente, ela também costuma ser muito subestimada pela maioria dos empreendedores e pequenas empresas, pois ignoram o fato de que a pesquisa é muito mais abrangente do que parece.

Neste post, você vai descobrir o que ninguém te contou sobre a etapa da pesquisa e como ela deve focar em diversas áreas que vão muito além de descobrir o perfil do consumidor. Preparado?

Um bom projeto começa pela pesquisa

É comum que as empresas acreditem já conhecer suficientemente seu público-alvo, e por isso acabam empurrando a etapa da pesquisa para o final ou, até mesmo, deixando-a de lado ou incompleta ao supor que aquele produto será útil para o consumidor.

O risco aqui é ignorar detalhes importantes como uma boa pesquisa de mercado, com definição dos requisitos do produto e também do seu conceito: informações importantes que geram identificação do consumidor com o produto ou negócio e podem aumentar as chances de sucesso no lançamento.

Para ser consistente, um projeto de produto deve seguir um processo criativo com diversas etapas e a pesquisa não serve somente para descobrir faixa etária, gênero, localização geográfica, além de outras informações básicas sobre um determinado público. Embora estes também sejam dados importantes, sozinhos eles não dizem muito sobre o perfil do consumidor.

Desta forma, sempre que iniciamos um projeto aqui no Estúdio LINDS, realizamos um benchmarking para avaliar a concorrência e depois partimos para a etapa a qual chamamos de “Imergir & Ouvir”.

A importância de “dar ouvidos” ao seu público

A etapa “Imergir & Ouvir”, que realizamos logo no início dos projetos, é muito importante para entender todo o contexto em que o novo produto ou negócio estará inserido, identificando desafios e oportunidades que o mercado e o público-alvo indicam.

É o momento de “dar ouvidos” ao seu público, indo a fundo para descobrir suas necessidades e desejos, além de descobrir possíveis restrições.

É durante essa etapa que podemos fazer uma análise do usuário dentro de todo o contexto, identificando pontos como:

  • Lista de requisitos do produto;
  • Painéis de conceito do projeto;
  • Design estratégico do produto.

Sem essa etapa fica difícil avançar de forma embasada para o próximo passo, que seria a criação, pois tudo o que será explorado no design do produto deve considerar as informações levantadas durante a pesquisa.

Pesquisas direcionadas para cada projeto

Cada projeto vai demandar um direcionamento diferente durante as pesquisas, então além de descobrir o perfil do consumidor é possível direcionar essa etapa de acordo com as necessidades dos clientes.

É possível utilizar diferentes análises, de forma combinada ou não, para chegarmos a um conceito com perfil do consumidor e informações sobre o mercado. Confira:

  • ANÁLISE MERCADOLÓGICA
A análise mercadológica vai além de buscar o perfil do consumidor, ela faz um levantamento de como está o mercado.

A análise mercadológica vai além da busca pelo perfil do consumidor. Com ela, é possível entender melhor o mercado que se pretende entrar através de uma pesquisa de campo para checar, por exemplo, como os produtos da concorrência são vendidos.

A análise em questão pode ser complementada com pesquisa de preços em lojas físicas, disposição do produto em prateleiras e percepção de clientes e vendedores.

  • ANÁLISE DE USUÁRIOS
Com a análise de usuários é possível descobrir as preferências do perfil alvo e criar a persona, identificando também as dores durante a jornada de uso.

A análise de usuários busca descobrir os hábitos, preferências e o perfil alvo do produto ou negócio a ser desenvolvido.

Essa análise ajuda a identificar as dores na jornada de uso do consumidor, além de traçar a persona que se torna essencial para o restante do projeto.

  • ANÁLISE DA TAREFA E CONTEXTOS DE USO
Diversas situações devem ser imaginadas ao se fazer a análise da tarefa e seus contextos de uso.

É preciso também imaginar todos os contextos de uso para entender como produto, usuário e ambiente irão se relacionar. Assim, são imaginadas todas as situações possíveis para o uso do produto.

  • REQUISITOS DO PRODUTO
Ao seguir alguns requisitos, se torna mais fácil oferecer a solução ideal que aquele produto ou negócio se propõe a entregar.

É uma lista de “regrinhas” que o projeto precisa seguir para chegar a uma solução que atenda as necessidades identificadas nas pesquisas.

Pode englobar informações que vão além do perfil do consumidor, como por exemplo, usabilidade e segurança, estética ou dimensões.

Os requisitos do projeto podem ser identificados como necessários ou desejáveis.

  • CONCEITO
O conceito pode ser uma palavra, frase, sentimento ou uma série de atributos que resumem o que se pretende transmitir com determinado produto.

Com todas as informações em mãos e já tendo uma noção do perfil do consumidor, além dos requisitos essenciais para o projeto seguir adiante, é possível bolar o conceito do produto.

Mesmo sendo subjetivo, o conceito é importante para que o consumidor consiga captar aquilo que está sendo transmitido através do produto.


Abrindo caminhos para lançar seu produto

Como você pode perceber, é possível direcionar a pesquisa de diversas formas para aprofundar os conhecimentos sobre seu público-alvo e o mercado em si.

Os dados e insights coletados se tornam a melhor estratégia para abrir caminho e lançar um produto ou negócio no mercado com grandes chances de aceitação.

Caso a sua empresa ou startup esteja buscando uma pesquisa que busque descobrir perfil do consumidor e outras informações essenciais sobre mercado e concorrência, nossa equipe de designers pode ajudar!

Para saber mais sobre nossas soluções especializadas, basta tirar a dúvida pelo nosso FAQ ou entrar em contato por aqui.

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