Tornar um projeto viável é o maior objetivo de quem empreende através de uma startup ou pequena empresa. Na busca por uma oportunidade no mercado, porém, muitos negócios podem se perder ao cometer alguns erros comuns que podem ser facilmente evitados.
O fato é que não existe uma fórmula mágica para alcançar o sucesso, porém, com algumas dicas é possível colocar sua ideia rodando no mercado com uma boa chance de aceitação do público, chamando a atenção também de potenciais investidores para sua startup e, assim, dar continuidade ao ciclo de vida do seu produto.
Confira 5 dicas que preparamos para você se inspirar e começar o projeto da sua startup ou pequena empresa com o pé direito!
1 – Conheça o seu público (e a concorrência)
Para que um produto (ou serviço) seja bem sucedido, é preciso que ele atenda às necessidades de um grupo específico de pessoas, o público-alvo. Conhecer os hábitos de consumo dos futuros compradores do seu produto será determinante para mantê-lo no mercado, destacando-se da concorrência.
E por falar em concorrência, não se esqueça de fazer um levantamento bem detalhado sobre seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Além de conhecer o produto que vai disputar a atenção de seus clientes, essa análise também pode auxiliar na hora de bolar um plano de marketing/publicidade ou identificar algumas oportunidades para diferenciar seu produto.
2 – Tenha um projeto relevante
Você não precisa “reinventar a roda”, mas ter um projeto de produto que seja inovador e relevante para o mercado é algo que pode anteceder boas vendas para uma startup ou pequena empresa. Aqui no Estúdio LINDS nós buscamos levar inovação para cada ideia de produto ou serviço que chega até nós através do Manual de Oslo.
De acordo com o manual, para ser inovador o projeto deve apresentar características específicas. As diretrizes são capazes de distinguir quatro tipos de inovação: produto, processo, marketing e organizacional.
O Manual de Oslo existe desde 1995 e é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria.
3 – Invista em design
Obviamente não poderíamos deixar de falar sobre como o design pode ser relevante neste processo. Muito além de definir o formato e os materiais de um produto, o design é capaz de oferecer soluções técnicas e estratégicas para melhorar a experiência das pessoas de um modo geral.
Uma equipe com profissionais de design experientes pode te ajudar a descobrir as dificuldades, necessidades e preferências do seu público, além de analisar questões ergonômicas que possibilitam a criação de um produto singular. Resumindo, investir em design só traz vantagens!
4 – Teste antes de lançar
Sabemos que a ansiedade para lançar um produto é um dos fatores que mais atrapalham na reta final, pois costuma ser um momento de tensão para quem conduz uma startup. Por isso, uma prática eficiente para identificar problemas antes do lançamento é apostar em um MVP (Mínimo Produto Viável, em português).
O MVP deve refletir o seu produto final numa versão mais enxuta, mas sempre mostrando todo o potencial dele na resolução do problema para o qual foi idealizado. O MVP prioriza as formas e funções mais básicas para depois ir se aprimorando e a impressão 3D pode ser uma grande aliada para a fabricação de protótipos ou lotes iniciais, ajudando a validar diversos detalhes antes de avançar para uma fabricação final.
5 – Busque parcerias e oportunidades
Por último, mas não menos importante, vem uma dica que pode fazer toda a diferença para uma startup ou pequena empresa: buscar parcerias e oportunidades que propiciem a concretização do projeto.
Um exemplo são os investidores anjos, normalmente empresários bem sucedidos que apostam em novos projetos de startups sem assumir qualquer posição executiva na empresa. Em contrapartida, costumam receber uma participação societária minoritária no negócio.
Outra forma de acelerar o desenvolvimento de um projeto é procurar por parceiros que facilitem a prestação de serviços indispensáveis para o lançamento de um produto ou serviço.
O Sebrae RS, por exemplo, possui uma plataforma criada para agilizar a contratação de serviços e consultorias através de uma rede qualificada de profissionais da qual o Estúdio LINDS faz parte.
A iniciativa, chamada Unio, tem por objetivo conectar prestadores de serviços e pequenas empresas que buscam subsídios para alavancar seus projetos.
Com esse apoio do Sebrae RS, é possível garantir descontos em vários serviços, sendo que qualquer pessoa (física ou jurídica) pode se cadastrar gratuitamente na plataforma.
O Estúdio LINDS é um dos prestadores do Unio que possuem avaliação 5 estrelas. Para conhecer a plataforma, clique aqui. Para encontrar todas as informações que você precisa sobre o Estúdio LINDS, entre em contato conosco pelo https://www.linds.com.br/contato.